Com sede em São Paulo, o Grupo Bandeirantes de Comunicação está entre os maiores conglomerados de mídia do país em número de veículos. Ao todo, a Bandeirantes possui mais de 40 empresas em diferentes plataformas de comunicação, segundo levantamento do próprio grupo.
No setor de televisão aberta, atua a partir da TV Band e do Canal 21, em TV paga, com os canais Band News, Band Sports, Terraviva, Arte 1 e Sexprive, e em mídia impressa com os jornais Metro e Primeiramão. No rádio, a Bandeirantes possui onze emissoras: Band FM, Nativa FM, Rádio Bandeirantes FM, Band News FM, Bradesco Esportes FM, Rádio SulAmérica Trânsito, Band Vale FM, Educadora FM, Stereo Vale FM, Ipanema FM e MPB FM.
Outros negócios do grupo se inserem nos setores de comunicação empresarial, como a Nextmídia, empresa que fornece instalação, atualização e comercialização de espaços em terminais rodoviários e criação e operação de TVs corporativas, e no mercado digital, com o portal na internet Band.com.br, o serviço de recarga para celular Onepay e o site de classificados Primeira Mão. Por fim, também atua na distribuição de conteúdo para outros países pela Band Internacional e no mercado de telefonia, banda larga e TV por assinatura com a operadora SIM.
O grupo surgiu em 6 de maio de 1937 com a criação da Rádio Bandeirantes (PRH-9). Em 1945, a emissora foi adquirida por Ademar Pereira de Barros, que em 1948 repassou o comando da emissora para seu genro João Jorge Saad, antes de se tornar governador de São Paulo e prefeito da capital. A presidência do Grupo Bandeirantes é ocupada pelo filho de João Saad, José Carlos Saad, também presidente da Associação Brasileira de Radiodifusores (ABRA).
De acordo com a revista Meio e Mensagem, em 2011, o faturamento do Grupo Bandeirantes somou R$ 1,4 bilhão, o que representou crescimento de 15% em relação a 2010. Metade das receitas naquele ano corresponderam aos negócios de televisão aberta.
Televisão
Em 1967, de acordo com levantamento do grupo, a Bandeirantes entrou no mercado de TV aberta com o início das transmissões da TV Bandeirantes, em São Paulo. Somente em 1976, foi formada a Rede Bandeirantes de Televisão, com a aquisição das emissoras Vila Velha e Guanabara.
Pouco depois da inauguração da torre de TV da Bandeirantes, com 212 metros construídos em aço e ferro, surgiu em 1998 o Canal 21, voltado para o mercado paulista. Por mais de uma década, o canal se dedicou à retransmissão de conteúdo da Igreja Mundial do Poder de Deus, comandada pelo pastor Valdemiro Santiago. Em 2013, segundo colunista do portal UOL, após atrasos no pagamentos da concessão do Canal 21 a Band repassou as 22 horas de programação disponíveis para a Igreja Universal do Reino de Deus, de Edir Macedo, também proprietária da Rede Record. A Universal dispõe ainda de espaço na programação da TV Band.
O início das operações da Band News, em 2001, e BandSports, em 2003, marcaram o investimento do grupo em conteúdo voltado para o mercado de televisão paga. Posteriormente, foram criados os canais de nicho SexPrivé, em 2009, e Arte 1, em 2011.
No que se refere à infraestrutura das transmissões de rádio e televisão, o grupo detém atualmente 400 torres, de acordo com levantamento do Valor Econômico. Em junho de 2014, a Bandeirantes anunciou a trasnferência de suas torres para a Highline Broadcast, com a justificativa de se concentrar na produção de conteúdo.
A partir da conclusão da transferência prevista para 2015, a Highline Broadcast passará a gerir e alugar esses recursos para a emissora e demais empresas do setor de comunicação. No acordo, a Bandeirantes terá 40% da empresa recém-criada, enquanto a provedora de soluções em infraestrutura para telecomunicações, Highline do Brasil, pertentencente a P2 Brasil, ficará com os 60% restantes.
Em 2013, as emissoras de rádio e TV somaram R$ 1,08 bilhão em receita líquida, com dívida líquida de R$ 572,5 milhões, segundo o jornal Valor Econômico. Em 2012, a TV Band teve faturamento 33% maior que o de 2011, de acordo com Marcelo Mainardi, diretor executivo comercial da emissora, em entrevista ao jornal Propmark, especializado na cobertura do setor de propaganda e marketing.
http://www.band.uol.com.br/grupo/tv.asp
http://www.cliptvnews.com.br/mma/amplia.php?id_noticia=60767
http://www.telesintese.com.br/cade-aprova-transferencia-de-torres-da-band-para-highline/
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed805_band_transfere_400_torres_a_highline
http://www.p2brasil.com.br/p2brasil/pt/TheFirm/
http://arte1.band.uol.com.br/o-canal/
http://propmark.uol.com.br/midia/42783:televisao-aberta-tem-ano-historico
http://outrocanal.blogfolha.uol.com.br/2012/12/24/tv-aberta-cresce-9-em-faturamento-em-2012/