As transmissões de televisão começaram em 1950 no Brasil, quando entrou no ar a TV Tupi de São Paulo. Esse canal de TV pioneiro integrava aquele que foi o primeiro conglomerado de mídia brasileiro: os Diários Associados, propriedade do advogado, jornalista e empresário de mídia Assis Chateaubriand (1892-1968). Em 1962, a partir de um acordo comercial com o grupo Time Inc., a TV Globo, da família de Roberto Marinho (1904-2003), dá forma a outro conglomerado na área: altera o padrão de produção de televisão no Brasil e em uma década constitui a maior rede privada de TV, operando juntamente com o jornal O Globo e a rede de emissoras do Sistema Globo de Rádio.
Predominantemente comercial, o mercado brasileiro de TV aberta é formado por 541 geradoras de televisão (Anatel Dados, 2013), que movimentam um mercado de publicidade que corresponde a quase 67% do total dos R$ 32,2 bilhões de investimentos publicitários brutos em mídia – dados de 2013 (Projeto InterMeios, 2014). Os principais grupos de mídia que atuam nessa área são: Grupo Globo, Grupo Bandeirantes, Grupo Silvio Santos e Grupo Record.