Grupos estrangeiros dominam o mercado brasileiro de distribuição de filmes. Entre 2014 e 2018, quatro se destacaram: a The Walt Disney Company (que no final de 2017 comprou parte da 21st Century Fox do magnata australiano Rupert Murdoch); a AT&T (em processo de fusão com a Time Warner, Inc. desde 2016); a Comcast (que adquiriu em 2013 a NBCUniversal, LLC); e a Viacom (dona da Paramount a partir de 1994).
Como resultado da concentração do negócio de produção e distribuição de filmes desses grupos dos Estados Unidos, revezaram-se no mercado brasileiro distribuidor – entre o primeiro e o quinto lugares – as subsidiárias locais Disney, Fox, Warner, Universal e Paramount. Uma exceção na classificação dos grupos ocorreu em 2016, quando a distribuidora brasileira Paris Filmes ficou em quarto lugar em renda de distribuição (ANCINE, Relatórios 2015-2018).
Em 2017, um marco importante: ”O ano foi marcado por recorde de lançamentos brasileiros – 158 títulos. O número representa um aumento de 11,3% em relação a 2016 (142 títulos) e recorde no número de lançamentos brasileiros desde 1995. Também foi inédito o número de documentários, e principalmente, o de animações brasileiras estreantes, que ultrapassaram consideravelmente as quantidades lançadas nos anos anteriores. (…) O parque exibidor brasileiro encerrou o ano de 2017 com o total de 3.220 salas de exibição em funcionamento, ficando próximo ao recorde histórico de 1975 (3.276 salas). Foram 35 complexos inaugurados, que totalizaram 107 novas salas” (ANCINE, 2018).