O mercado editorial movimentou R$ 5.3 bilhões em 2013, dos quais R$ 2,3 bilhões (44%) no segmento do livro didático. Em 2014, apenas o Programa Nacional do Livro Didático investiu R$ 1.1 bilhão, 75% dos quais faturados pelas editoras Moderna/Santillana; FTD; Ática/Abril Educação e Saraiva). Entre 2001 e 2005 grupos editoriais estrangeiros (Espanha em especial, por meio do Grupo Prisa) compraram editoras brasileiras bem posicionadas no mercado de livros didáticos. Nova onda de investimentos estrangeiros voltou a ocorrer entre 2014 e 2015, com a entrada no Brasil do grupo alemão Bertelsmann, controlador da Penguin Random House Books, que adquiriu 45% do Grupo Companhia das Letras (no qual a Editora Schwarcz tem 55%) e comprou do Grupo Prisa a Editora Santillana; com a transferência, pela Ediouro, do controle acionário para a HarperCollins Christian Publishing da Thomas Nelson Brasil, que atuava em joint venture com a Ediouro desde 2006; e com a venda de 40,64% das ações da Abril Educação, do Grupo Abril, para a Tarpon Investimentos, novo controlador desse segmento de livros didáticos e sistemas de ensino.