Ramo do Grupo Globo no mercado brasileiro de jornais impressos, a Infoglobo é formada pelos diários O Globo, Extra e Expresso; pelas versões on-line de O Globo e do Extra; da revista eletrônica diária para tablet O Globo a Mais; da Agência O Globo e do website móvel de conteúdo XD.
O jornal O Globo foi fundando em 29 de julho de 1925. Menos de um mês depois de sua criação, Irineu Marinho, seu fundador, morreu vítima de um enfarte e Eurycles de Mattos assumiu provisoriamente a direção do jornal. Com a morte de Mattos em maio de 1931, Roberto Marinho, filho de Irineu, chegou à direção de O Globo. Mais tarde foram lançados produtos editoriais como a revista de histórias em quadrinhos O Globo Juvenil e Gibi, O Globo Sportivo e o O Globo Expedicionário, direcionado para os soldados brasileiros durante a Segunda Guerra Mundial.
Em 1998 foi criado o jornal Extra, “um produto de preço acessível, linguagem simples, sem desprezar o jornalismo de profundidade”, que “iniciou sua história com uma ação promocional que mobilizou a população do Rio de Janeiro na escolha do nome do jornal. Essa primeira iniciativa já revelava a importância da participação popular no perfil da publicação” (Infoglobo, 2015). Também seguindo uma linha editorial mais popular, voltada para a Classe C e D, a Infoglobo lançou o Expresso em 2006 “para oferecer ao leitor das classes C e D a oportunidade de estar bem informado, pagando um preço bastante acessível” (Infoglobo, 2015). O objetivo era concorrer com o Meia Hora, sucesso nas bancas criado em 2004 pela mesma editora do jornal O Dia.
Faturamento
Em 2013, de acordo com levantamento do jornal Valor Econômico, o faturamento da Infoglobo caiu 3% em relação a 2012, de R$ 886 milhões para R$ 860 milhões, após registrar leve alta de R$ 5 milhões nas receitas líquidas entre 2011 e 2012. No mesmo período, sua participação no mercado brasileiro de jornais cresceu em faturamento – de 26,22% em 2011 para 26,38% em 2013.
O jornal O Globo teve a terceira maior circulação paga do país em 2013, segundo dados do Instituto Verificador de Circulação (IVC), com média diária de 267.542 exemplares, uma queda de 3,72% em relação à média de 2012. O jornal Extra ficou na quinta posição, com 225.622 exemplares e crescimento de 7,67% e o Expresso apareceu na 16ª posição, com circulação média de 70.526 exemplares e aumento de 4,98% na circulação em relação ao ano anterior. A edição digital de O Globo está ainda na 31ª posição com 39.375 visualizações e crescimento de 21,89%, enquanto a edição digital do Extra atinge 24.808 visualizações, com queda de 0,08% em relação a 2012.
Referências
ANJ – Associação Nacional de Jornais. Maiores jornais do Brasil. Acesso em 23/03/2015 em http://www.anj.org.br/maiores-jornais-do-brasil
INFOGLOBO. Sobre a Infoglobo. Acesso em 14/ mar/2015 em https://www.infoglobo.com.br/Anuncie/institucional.aspx
O GLOBO a Mais. Sobre. Acesso em 03/05/2015 em http://oglobo.globo.com/o-globo-a-mais/?menu=sobre
PENTEADO, Claudia. Infoglobo quer internauta jovem para site móvel. Acesso em 25/04/2015 em http://propmark.uol.com.br/agencias/52981:infoglobo-quer-internauta-jovem-para-site-movel
PRINCÍPIOS Editoriais do Grupo Globo. Acesso em 26/02/2015 em http://oglobo.globo.com/principios-editoriais/
VALOR ECONÔMICO. 1000 maiores empresas, 2013. Disponível em http://www.valor.com.br/