Histórico
O Grupo Escala de Publicações atua nos setores de revistas e livros (Escala, Escala Educacional, Larousse do Brasil, Lafonte); gráfico (Oceano Indústria Gráfica e Editora e Oceano Sul Indústria Gráfica e Editora); e de distribuição (Comercial Cajamar). O grupo tem origem em 1992 na cidade de São Paulo com a criação da editora Escala pelo empresário Hercílio de Lorenzi, quem ainda permanece no comando da companhia.
Atuação
No setor de livros, o Grupo atua no mercado de didáticos, paradidáticos, revistas para educadores, ficção e não ficção. Fundada em 2004 por Lorenzi, em parceria com Luis Salum e Vicente Paz, ex-diretores da Ática Scipione, e com investimento de R$ 6 milhões, a Escala Educacional possui atualmente mais de 800 títulos para a educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, segundo informações do próprio conglomerado. A partir de 2007, o Grupo Anaya, que pertence à companhia franco-espanhola Hachette Livre, passou a deter 51% da editora Escala Educacional, enquanto o restante das ações permanecia nas mãos do Grupo Escala. Em contrapartida, o conglomerado estrangeiro, ainda em 2007, vendeu à Escala 49% das operações no país da francesa Larousse, no Brasil oficialmente desde 2003 (BARROS, 2007). Três anos depois, em 2010, o grupo brasileiro voltou a ter controle de 100% das ações da Escala Educacional e se tornou o único proprietário da Larousse do Brasil (MARTINS, 2011).
Criado em 2010 e integrado à Larousse, o selo editorial La Fonte é outro braço da Escala no setor, com forte atuação em livros de não ficção, principalmente nas áreas de gastronomia e música, ficção e autoajuda, além de infanto-juvenis e livros-brinquedos. Em 2013, dois novos selos foram lançados: Hamelin, de ficção em geral, e Princípio, voltado para negócios e desenvolvimento pessoal.
Referências
BARROS, Guilherme. Mercado editorial: Hachette Livre compra Editora Escala Educacional. In: Mercado Aberto, Folha de S. Paulo, 07 de set. 2007. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi0709200701.htm. Acesso em 29 de mar. 2015.
BONINO, Rachel. Grupo Escala investe no mercado livreiro com Escala Educacional. In: Portal Negócios da Comunicação. Disponível em http://portaldacomunicacao.uol.com.br/graficas-livros/0/artigo204221-1.asp. Acesso em 29 de mar. 2015.
LA FONTE. Site com conteúdo institucional. Disponível em http://www.editoralafonte.com.br/. Acesso em 29 de mar. 2015.
MARTINS, Andréia. Larousse lança novo selo e entra no mercado de adaptações literárias em HQ. In: Saraiva Conteúdo, 15 de jul. 2011. Disponível em http://www.saraivaconteudo.com.br/Materias/Post/40420. Acesso em 29 de mar. 2015.